Movimentos sociais por uma nova Porto Alegre ganham voz no Conexões 2016

Mesa trará ativistas envolvidos em lutas por moradia, ocupação de espaços coletivos e transporte público de qualidade 

Nos últimos anos, Porto Alegre tem vivido uma rica experiência de novos movimentos sociais, que transbordam das redes sociais para as ruas. Desde 2013, o Bloco de Lutas pelo Transporte Público se movimenta na luta contra o aumento das tarifas e na defesa de um transporte público e de qualidade. Ao mesmo tempo, ocupações organizadas têm marcado a cidade nos últimos anos, como Lanceiros Negros, Ocupação Pandorga e as ocupações Semente e Kuna Libertária, recentemente desalojadas. E o destino do cais de Porto Alegre, que está na iminência de ser remodelado, motiva movimentos sociais em rede como #ocupacaismaua e #CaisMauaDeTodos, que questionam a proposta oficial e lutam por alternativas mais inclusivas e sustentáveis, que estimulem a interação das pessoas com a cidade em que vivem.

Desde sempre, o espírito do Conexões Globais foi de incorporar essas efervescências, fazendo o link com movimentos semelhantes em outras partes do país e do mundo. Na edição 2016, a mesa “Porto Alegre: Movimentos Sociais por uma Cidade Mais Democrática” dará voz a quem vive intensamente essas revoluções locais, em um debate quente e atual sobre temas como o direito à moradia e a ocupação democrática dos espaços públicos de Porto Alegre. Confirmaremos em breve os nomes que vão participar desta mesa!

O Conexões Globais 2016 acontece nos dias 01 e 02 de abril, no Vila Flores em Porto Alegre. Todos os debates e atividades culturais terão entrada franca – e quem estiver fisicamente longe pode se aproximar da gente pela web, já que estaremos transmitindo tudo em tempo real. Bora?

Confirme presença no evento do Conexões Globais Cidades Democráticas no Facebook.

CONECTE-SE ÀS NOSSAS REDES!

Twitter – @ConexoesGlobais

Facebook – Conexões Globais

Instagram – Conexões Globais

Flickr: Conexões Globais

Youtube: Conexões Globais

Para mais detalhes, entre em contato por e-mail conexoesglobais@gmail.com.

Foto: Caroline Ferraz / Editorial J

Igor Natusch
10 de março de 2016
Igor Natusch - 10 de março de 2016