Mulheres empoderadas vão à luta no Conexões Globais 2016

Lola Aronovich, Monique Prada, Rubia Abs e Clara Averbuck já estão confirmadas para debate sobre os feminismos nas ruas e nas redes

Diante do conservadorismo dos governos, que se movimentam para diminuir ainda mais a autonomia das mulheres sobre suas vidas e seus corpos, e do machismo opressor e violento que se manifesta em todos os aspectos da vida cotidiana, as mulheres reagem de mãos dadas, com muita luta. Blogs e espaços digitais dão voz ao pensamento feminista em suas mais diferentes manifestações, enquanto hashtags como #MeuAmigoSecreto, #MeuPrimeiroAssédio e #VaiTerShortinhoSim não apenas denunciam coletivamente a violência diária contra as mulheres, como trazem também a troca de vivências que fortalece laços e encoraja vítimas a dar um basta. Da rua para as redes e das redes para as ruas, as mulheres avançam na desconstrução de velhos paradigmas de gêneros, ocupando a linha de frente das principais manifestações sociais em todo o país.

Durante o Conexões Globais 2016, a mesa “Mulherada empoderada: os feminismos insurgentes nas ruas e nas redes” vai abrir espaço para uma grande troca de experiências e visões sobre essa luta cheia de vitórias, mas que segue urgente e incansável. Já estão confirmadas as presenças da escritora e blogueira Clara Averbuck, uma das fundadoras do site Lugar de Mulher; Lola Aronovich, pedagoga e blogueira que comanda o Escreva Lola Escreva; Monique Prada, trabalhadora sexual, presidenta da Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais (CUTS) e co-editora do MundoInvisivel.org; Negralisi, feminista e ativista do Coletivo Alicerece; e Rubia Abs, coordenadora do CLADEM – Brasil – Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. Mais nomes para a mesa serão anunciados em seguida!

Em uma sociedade em rede que multiplica as vozes e as possibilidades de interação, o feminismo surge cada vez mais plural, fortalecido pela diversidade de leituras e experiências. Uma chama feminista acende a outra – e contribuir com essas (e outras) ebulições é parte do espírito que o Conexões quer viralizar em todas as direções.

O Conexões Globais acontece dias 01 e 02 de abril, no Vila Flores em Porto Alegre. As atividades começam às 15h, com entrada franca e transmissão ao vivo. Fique atento a nossos espaços no Facebook, Twitter e Instagram para receber todas as atualizações da programação. A construção é coletiva e múltipla – esteja conosco!

Confirme presença no evento do Conexões Globais Cidades Democráticas no Facebook.

CONECTE-SE ÀS NOSSAS REDES!

Twitter – @ConexoesGlobais

Facebook – Conexões Globais

Instagram – Conexões Globais

Flickr: Conexões Globais

Youtube: Conexões Globais

Para mais detalhes, entre em contato por e-mail conexoesglobais@gmail.com.

Igor Natusch
10 de março de 2016
Igor Natusch - 10 de março de 2016