Vai ter diversidade sexual e de gênero no Conexões Globais!

Mesa trará figuras envolvidas com o ativismo LGBT para pensar a atuação do movimento nas redes e nas ruas

Na medida em que conquista cada vez mais espaço e respaldo em suas demandas, o movimento LGBT muda e potencializa mudanças através das articulações em rede. Novas representações surgem, figuras antes desconhecidas mobilizam multidões nas redes sociais e grupos de ativismo se unem pela internet para discutir teoria e prática. Ao mesmo tempo, essa dinâmica reforça a necessidade de pensar a interseccionalidade a partir de diversas categorias, como classe social, raça, etnia, gênero e padrões de beleza, além de enfrentar a invisibilidade de travestis e pessoas trans dentro do próprio movimento.

De que modo as redes podem potencializar demandas LGBT e trazer visibilidade para grupos e indivíduos, em um diálogo capaz de atender vulnerabilidades específicas e acolher as diversas identidades? Essa pergunta será o ponto de partida da mesa “Diversidade sexual e de gênero: os desafios do ativismo em rede” (02/04, às 18h), no segundo dia de atividades do Conexões Globais 2016.

Já estão confirmados os nomes de Daniela Andrade (pela web), ativista transfeminista e membro do GADVS – Grupos dos Advogados da Diversidade Sexual e de Gênero; Juliana Moura Bueno, chefe de gabinete da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal; Nanni Rios, jornalista e ativista LGBT que coordena o espaço cultural Aldeia e apresenta um programa sobre diversidade no canal televisivo OCTO; Indianara Siqueira, fundadora do Preparanem, cursinho preparatório para o Enem voltado ao público trans e Sophia Starosta, militante feminista e pelos direitos das pessoas trans.

Nos dias 01 e 02 de abril, o Conexões Globais toma conta do Vila Flores em Porto Alegre com debates, manifestações artísticas, oficinas e muita troca de experiências. As atividades são gratuitas e serão transmitidas em tempo real pela web. Apareça e nos ajude nessa construção!

Confirme presença no evento do Conexões Globais Cidades Democráticas no Facebook.

CONECTE-SE ÀS NOSSAS REDES!

Twitter – @ConexoesGlobais

Facebook – Conexões Globais

Instagram – Conexões Globais

Flickr: Conexões Globais

Youtube: Conexões Globais

Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail conexoesglobais@gmail.com.

Foto: Gabriela Cavalheiro / Editorial J

Igor Natusch
21 de março de 2016
Igor Natusch - 21 de março de 2016