Quarto distrito: inovação colaborativa no coração do Conexões 2016

Direto do Vila Flores, mesa irá discutir estratégias de economia criativa e modelos coletivos de renovação das lógicas urbanas

Uma cidade sadia é uma cidade em movimento – não apenas nas suas dinâmicas, mas especialmente nas lógicas que as orientam. Através de iniciativas partindo da cidadania, muitas pessoas pensam e desenvolvem polos de inovação colaborativa aplicados à cidade, capazes de produzir impacto econômico, social e urbano a partir de iniciativas confluentes de artistas, empreendedores e moradores. Um projeto coletivo e pioneiro no Rio Grande do Sul é a proposta de reconstrução do chamado Quarto Distrito de Porto Alegre. A iniciativa culmina em um parque urbano aberto de economia criativa, inovação e conhecimento – onde convivem, no mesmo território, locais de trabalho, moradia, educação, espaços verdes e de lazer, patrimônio histórico e projetos como o Distrito Criativo.

O Conexões Globais traz dentro de si o espírito dessas experiências colaborativas. Além de sediar suas atividades de 2016 no Vila Flores – espaço de enorme importância dentro do Quarto Distrito – o conexões trará a mesa “Quarto Distrito de Porto Alegre: um polo da Economia Criativa e da Inovação Colaborativa” (dia 01/04, às 16h), onde tudo isso estará no centro do debate. Trazendo pessoas que vivem esse esforço em primeira pessoa, o Conexões Globais 2016 dará visibilidade à experiência desse espaço inovador, propondo um modelo de revitalização que vá além da lógica dos grandes empreendimentos.

A mesa contará com a participação via webconferência de Josep Piqué, vice-Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e que falará diretamente de Barcelona, na Espanha. Presencialmente, estão confirmados Tarson Núñez, pesquisador em Ciência Política na Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE); Jorge Piqué, fundador da UrbsNova – Agência de Design Social, que idealizou em 2013 o Distrito C; o idealizador do Nós Coworking, Walker MassaAda Raquel Schwartz, professora de Arquitetura e Urbanismo na UNIFIN e integrante da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Porto Alegre (SMURB); e João Wallig, empreendedor engajado no desenvolvimento do Quarto Distrito de Porto Alegre e um dos articuladores do projeto Vila Flores. A mediação será do Secretário de Coordenação Política e Governança Local da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Cézar Augusto Busatto.

O Conexões Globais acontece dias 01 e 02 de abril, e todas as suas atividades terão entrada franca e ampla transmissão via web. Construir é um esforço coletivo, vem com a gente!

Confirme presença no evento do Conexões Globais Cidades Democráticas no Facebook.

CONECTE-SE ÀS NOSSAS REDES!

Twitter – @ConexoesGlobais

Facebook – Conexões Globais

Instagram – Conexões Globais

Flickr: Conexões Globais

Youtube: Conexões Globais

Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail conexoesglobais@gmail.com.

Foto: Lauro Rocha / Divulgação

Igor Natusch
29 de março de 2016
Igor Natusch - 29 de março de 2016