Análise de grafos e redes sociais (com Fabio Malini)

Dia 01/04 das 16h às 18h

A oficina é voltada a ativistas, profissionais, estudantes e pesquisadores que queiram aprender o que são, como são e como podem ser analisadas as redes sociais na Internet. De forma resumida,  busca-se um percurso introdutório, teórico-empírico, focando conceitos, práticas e abordagens do estudo das conversações nos espaços da mídia social. O foco principal é a chamada “Análise de Rede Social” (ARS) como perspectiva teórico-empírica de análise de dados.

Observação importante
Para participar da oficina é necessário que os participantes tragam seus próprios notebooks já com o software Gephi instalado. O software pode ser baixado neste link. Veja também tutoriais do Gephi aqui e uma apostila feita pela FGV com informações sobre o software.

Vagas: 15

Sobre Fabio Malini
Professor de Comunicação da UFES e coordenador do Labic (Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura). Cientista de dados, desenvolve tecnologias de mineração e visualização de dados e estudos aplicados à analise do ativismo e da política nas redes sociais. É midiativista e autor, junto com o professor Henrique Antoun (UFRJ), do livro “A internet e a rua”. Atualmente coordena a pesquisa “Big data da Indignação”, uma análise 11 milhões de tweets sobre as mobilizações políticas no Brasil, no período de junho de 2013 a agosto de 2015.”

Igor Natusch
24 de março de 2016
Igor Natusch - 24 de março de 2016