Quarto Distrito de Porto Alegre: um Polo da Economia Criativa e da Inovação Colaborativa

Dia 01/04 – 16h às 17h30

Através de iniciativas partindo da cidadania, muitas pessoas têm pensado e desenvolvido polos de inovação colaborativa aplicados à cidade, capazes de produzir impacto econômico, social e urbano a partir de iniciativas confluentes de artistas, empreendedores e moradores. Um projeto coletivo e pioneiro no Rio Grande do Sul é o Quarto Distrito. Dentro da proposta de reconstrução deste parque urbano aberto de economia criativa, inovação e conhecimento, convivem em um mesmo território locais de trabalho, moradia, educação, espaços verdes e de lazer, patrimônio histórico e projetos como o Distrito Criativo.  Experiências colaborativas como estas são o ponto de partida para a mesa, que pretende discutir caminhos possíveis para uma revitalização das cidades que vá além da simples mudança estética, trazendo também a perspectiva de transformação profunda em nossas lógicas urbanas.

Participantes confirmados:

Jorge Piqué – Fundador da UrbsNova – Agência de Design Social. UrbsNova idealizou em 2013 o Polo Distrito C, como um projeto de inovação social e que hoje conta com mais de 80 locais de economia criativa, do conhecimento e da experiência.

João Wallig – empreendedor com vasta experiência na área comercial e de marketing. Atualmente seu maior envolvimento tem sido como mentor e articulador do projeto Vila Flores e do desenvolvimento do Quarto Distrito de Porto Alegre,no qual se insere o Distrito Criativo.

Tarson Núñez – analista pesquisador em Ciência Política na Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE).

Ada Raquel Schwartz – professora e coordenadora de graduação em Arquitetura e Urbanismo na UNIFIN – Faculdade São Francisco de Assis. Arquiteta e urbanista na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Porto Alegre (SMURB).

Walker Massa Contabilista, administrador de empresas e especialista em Gestão de Pessoas, Walker Massa é o idealizador do Nós Coworking.

Webconferencista: 

Josep Piqué – @22 Barcelona. Vice-Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos.

MEDIADOR

Cézar Augusto Busatto – Economista e Secretário de Coordenação Política e Governança Local da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

 

Foto: Lauro Rocha

Igor Natusch
10 de março de 2016
Igor Natusch - 10 de março de 2016