Participação Social na era da Internet

Dia 01/04 – 18h às 19h30

Muitas administrações públicas ao redor do mundo, estimuladas por especialistas e corporações de tecnologia da informação, têm perseguido a construção das chamadas cidades inteligentes (smart city). Apesar deste termo ter vários significados, seu aspecto central consiste no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para criar um ambiente inteligente centralizado que auxilie a gestão das cidades. Instalação de sensores de trânsito, controle por GPS do transporte público e semáforos e a instalação de câmeras de vigilância são aspectos já visíveis dessa movimentação. Neste diálogo, o esforço será para problematizar este conceito de gestão centralizada e controlada, aplicando sobre ele a perspectiva da construção de cidades democráticas (democratic city), governadas de baixo pra cima com participação social via internet, conectando as ruas e as redes digitais na gestão do bem comum. Para isso, conectaremos as principais experiências em curso no Brasil e no mundo, tendo como destaque a inovadora gestão da Prefeitura de Madri e Barcelona.

Paticipantes confirmados:

Webconferencista:

Pablo Soto Bravo – hacker espanhol, um dos pioneiros no desenvolvimento de programas P2P. Participou ativamente da revolta dos indignados espanhóis #15M de 2011. Atualmente é conselheiro de participação social em Madri, eleito pela confluência cidadã AhoraMadrid. 

Renato Simões – Assessor Especial para Participação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República

Fabricio Solagna – É pesquisador sobre Governança da Internet, doutorando em Sociologia pela UFRGS. Foi coordenador-executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul e consultor em metodologias de participação digital para a Presidência da República.

Mediador:

Mário Teza – Reconhecido ativista de Software Livre. Co-criador do Fórum internacional de Software Livre e do Projeto Software Livre Brasil. Fundador da Associação Software Livre.Org, dirigiu por três anos consecutivos a Campus Party Brasil e atualmente é o Presidente da Procempa (empresa de tecnologia da informação e comunicação da Prefeitura de Porto Alegre).

Igor Natusch
10 de março de 2016
Igor Natusch - 10 de março de 2016