Porto Alegre: Movimentos Sociais por uma Cidade Mais Democrática

Dia 02/04 – 16h às 17h30

Nos últimos anos, e seguindo uma tendência global, Porto Alegre tem vivido uma rica experiência de novos movimentos sociais, que transbordam das redes sociais para as ruas. O cais do Porto Alegre, espaço histórico que deu nome à cidade, pode ser remodelado a partir de obras que mudarão a paisagem da cidade. Artistas, intelectuais, urbanistas e movimentos sociais em rede, como #ocupacaismaua e #CaisMauaDeTodos, resistem à proposta apresentada pelo consórcio que deve tocar a obra e lutam por alternativas. Ao mesmo tempo, várias ocupações organizadas têm marcado a cidade nos últimos anos, como Lanceiros Negros, Pandorga e outras associadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Também neste contexto o Bloco de Lutas pelo Transporte Público se movimenta na luta contra o aumento das tarifas e na defesa de um transporte público e de qualidade.  Neste diálogo estaremos apresentando, na voz dos ativistas, alguns movimentos protagonistas que desejam incidir nas políticas públicas e reivindicam novos canais de participação, em um debate quente e atual sobre temas como o direito à moradia e a ocupação democrática dos espaços públicos de Porto Alegre.

Participantes confirmados:

Liana Cirne Lins – #ocupaestelita Recife (webconferencista)

Lorena Castilho – Militante da Federação Anarquista Gaúcha e membro do Bloco de Lutas. Trabalha também como educadora social e costureira.

Claudia Favaro – Arquiteta e Urbanista, membro da coordenação nacional do MTST, especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano pela Unisinos e diretora do IAB/RS.

Priscila Voigt  – é formada em nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez residência em saúde coletiva com ênfase em atenção básica pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), é da Coordenação Estadual do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), da Ocupação Lanceiros Negros e da Direção Estadual da Unidade Popular pelo Socialismo (UP).

Katia Suman – voz e personalidade marcante na rádio e na cultura portoalegrense. Dirige e produz a Rádio Elétrica e o Sarau Elétrico. É uma das figuras à frente do coletivo Cais Mauá de Todos.

Igor Natusch
10 de março de 2016
Igor Natusch - 10 de março de 2016