Projeto CCOMA

Dia 02/04 – 17h30 às 18h

Projeto CCOMA – PEREGRINO

Projeto CCOMA é um duo de música brasileira contemporânea. É formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista e produtor Swami Sagara (codinome de Luciano Balen).

Une tambores aos beats dos computadores e o raro hang drum ao trompete para criar o que tem sido chamado de Future Jazz.

Seu CD Peregrino foi escolhido como melhor Álbum Eletrônico no 24º Prêmio da Música Brasileira e apresentou-se na Mostra Internacional de Música de Olinda – 2012. Para 2016 preparam um novo álbum, selecionado pelo projeto Natura Musical, que flerta com sonoridades latino-americanas de música de raiz, explorando as possibilidades da fusão com a música produzida eletronicamente

Sobre o atual show

O espetáculo Peregrino nasce do novo CD homônimo, que, como sugere o nome, perambula pelas rotas musicais do Planeta Terra. Apresenta uma sonoridade bem brasileira, flerta com ritmos latinos, africanos e árabes. Apropria-se de maracatus e partidos-altos, tudo isso, sem esquecer o suporte eletrônico, que o chão que pisa o Projeto CCOMA.

Neste trabalho, o CCOMA usa como elementos básicos de sua música eletrorgânica a percussão, o raro hang drum, o trompete, o berimbaixo (mix de berimbau e baixo), o theremin e o claricano, clarinete feito com canos de PVC por Scopel. O resultado disso tem sido chamado de Future Jazz.

No show, o duo utiliza projeções de imagens sincronizadas com a música que funcionam como suporte para o modus operandi eletrônico escolhido. Também fazem parte deste espetáculo canções dos álbuns anteriores Incoming Jazz e Das CCOMA Projekt. O destaque vai para a música “Milonga para los Perros” que conta com imagens de uma pequena comunidade do interior do RS, e o novo videoclipe da música “Bukowina” gravado durante recente tour do Projeto CCOMA pelo sul da Itália.

Foto: Marcelo Casagrande

Igor Natusch
10 de março de 2016
Igor Natusch - 10 de março de 2016